Sistema de gestão de continuidade de negócio ISO 22301

Sistema de gestão de continuidade de negócio ISO 22301

Hoje em dia, ouvir falar de ataques terroristas, de catástrofes causadas por culpa humana, mas também devido à vingança da natureza, é um fenómeno global quase diário. Infelizmente, nem sempre podemos controlar a magnitude de um desastre ou evitar que aconteça. Contudo, com um planeamento cuidadoso e uma preparação adequada, é possível estimar a magnitude das consequências que um potencial desastre traria, de modo a limitar ao mínimo possível a dimensão de qualquer perda.

Os frequentes incidentes graves dos últimos anos deram um impulso à comunidade internacional para criar novos métodos e práticas para gerir tais situações. Para minimizar o impacto de tais incidentes infelizes, a Organização Internacional de Normalização (ISO) emitiu uma nova norma para a gestão da continuidade do negócio. A norma ISO 22301, intitulada “Segurança social – Sistemas de gestão de continuidade de negócio — Requisitos”. A Comissão Europeia, reconhecendo a necessidade de estabelecer uma norma europeia, adoptou a referida norma como europeia.

A Continuidade de Negócio é definida como a capacidade estratégica e tática de uma Organização para planear e responder a incidentes ou desastres naturais, de forma a continuar as suas operações a um nível aceitável pré-determinado. O termo Continuidade de Negócio refere-se a todas as medidas organizacionais e técnicas, bem como às medidas pelas quais é assegurado o pessoal necessário e adequado, para que imediatamente após a ocorrência de uma perturbação, a continuação das principais funções operacionais e, progressivamente, de todas as as operações comerciais.

A Gestão da Continuidade de Negócio é um processo holístico que identifica potenciais ameaças/incidentes a uma Organização e o seu impacto nas suas operações. O Sistema de Gestão da Continuidade de Negócio fornece a infraestrutura na qual se baseiam as operações da Organização em termos da sua resiliência a potenciais ameaças, ao mesmo tempo que desenvolve a capacidade de reagir imediatamente. A norma ISO 22301 é uma ferramenta valiosa para todos os tipos de organizações/serviços que a podem utilizar para melhorar a sua capacidade de lidar com incidentes de crise.

Após o desenvolvimento e implementação na Organização do Sistema de Gestão da Continuidade de Negócio de acordo com a norma ISO 22301, segue-se a fase seguinte da sua avaliação e certificação. A certificação do Sistema de Gestão da Continuidade de Negócio de uma Organização é a forma de confirmar que a Organização implementou o sistema de acordo com os requisitos da ISO 22301.