Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001

Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001

O Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) abrange os métodos e processos que uma organização utiliza para dirigir e controlar as suas atividades de negócio relacionadas com a qualidade. Geralmente inclui a estrutura organizacional, o design, os processos, os recursos e a documentação que uma empresa utiliza para atingir os seus objetivos de qualidade e fornecer consistentemente produtos e serviços que satisfaçam os requisitos do cliente. A norma ISO 9001 é a norma de gestão da qualidade mais amplamente reconhecida a nível mundial, definindo os requisitos para a gestão da qualidade e visando o estabelecimento de um sistema eficaz para organizar, gerir e operar uma empresa.

A adoção de um sistema de gestão da qualidade deve ser uma decisão estratégica para a empresa. O objetivo final de um SGQ baseado na norma ISO 9001 é fornecer produtos e serviços que satisfaçam consistentemente os requisitos do cliente, bem como os requisitos legais e regulamentares aplicáveis.

Algumas razões pelas quais as organizações decidem adotar e implementar um Sistema de Gestão da Qualidade incluem:

  • Melhorando o desempenho e a produtividade empresarial.
  • Maior foco em atingir objetivos e ir ao encontro das expectativas dos clientes.
  • Aumentando a satisfação do cliente.
  • Construir a confiança do cliente de que a qualidade pretendida é alcançada e mantida.
  • Melhorar a qualidade dos produtos e serviços oferecidos.
  • Criando oportunidades de expansão para novos mercados.
  • Aumentar a competitividade nos concursos e encomendas quando necessário.
  • Melhorar a organização interna do negócio.
  • Melhorar a imagem e o nome da organização, diferenciando-a da concorrência.
  • Adquirir uma valiosa ferramenta de marketing e publicidade.
  • Identificar necessidades importantes de formação do pessoal, melhorar as
  • competências do pessoal e aumentar. envolvimento da equipa nas melhorias.
  • Facilitar a mudança de cultura dentro da organização.