Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001
O Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) abrange os métodos e processos que uma organização utiliza para dirigir e controlar as suas atividades de negócio relacionadas com a qualidade. Geralmente inclui a estrutura organizacional, o design, os processos, os recursos e a documentação que uma empresa utiliza para atingir os seus objetivos de qualidade e fornecer consistentemente produtos e serviços que satisfaçam os requisitos do cliente. A norma ISO 9001 é a norma de gestão da qualidade mais amplamente reconhecida a nível mundial, definindo os requisitos para a gestão da qualidade e visando o estabelecimento de um sistema eficaz para organizar, gerir e operar uma empresa.
A adoção de um sistema de gestão da qualidade deve ser uma decisão estratégica para a empresa. O objetivo final de um SGQ baseado na norma ISO 9001 é fornecer produtos e serviços que satisfaçam consistentemente os requisitos do cliente, bem como os requisitos legais e regulamentares aplicáveis.
Algumas razões pelas quais as organizações decidem adotar e implementar um Sistema de Gestão da Qualidade incluem:
- Melhorando o desempenho e a produtividade empresarial.
- Maior foco em atingir objetivos e ir ao encontro das expectativas dos clientes.
- Aumentando a satisfação do cliente.
- Construir a confiança do cliente de que a qualidade pretendida é alcançada e mantida.
- Melhorar a qualidade dos produtos e serviços oferecidos.
- Criando oportunidades de expansão para novos mercados.
- Aumentar a competitividade nos concursos e encomendas quando necessário.
- Melhorar a organização interna do negócio.
- Melhorar a imagem e o nome da organização, diferenciando-a da concorrência.
- Adquirir uma valiosa ferramenta de marketing e publicidade.
- Identificar necessidades importantes de formação do pessoal, melhorar as
- competências do pessoal e aumentar. envolvimento da equipa nas melhorias.
- Facilitar a mudança de cultura dentro da organização.