Sistema de Gestão Ambiental ISO 14001

Sistema de Gestão Ambiental ISO 14001

As organizações de todos os tipos estão cada vez mais interessadas em alcançar e demonstrar um desempenho ambiental substancial que esteja alinhado com a sua política e objectivos ambientais, controlando os efeitos das suas actividades, produtos ou serviços no ambiente. Este interesse é impulsionado por uma legislação cada vez mais rigorosa, pelo desenvolvimento de políticas económicas, por medidas para reforçar a protecção ambiental e pela preocupação crescente das partes interessadas sobre as questões ambientais e o desenvolvimento sustentável.

A Norma Internacional ISO 14001 é a norma de gestão ambiental mais amplamente reconhecida em todo o mundo. Define os requisitos para um sistema de gestão ambiental (SGA) eficaz que permite às organizações desenvolver e implementar políticas e objectivos, tendo em conta os requisitos legais e aspectos ambientais significativos.

A norma destina-se a organizações de todos os tipos e dimensões e pode ser adaptada a diferentes condições geográficas, culturais e sociais. O sucesso do sistema depende da participação do pessoal a todos os níveis e funções da organização, particularmente do empenho da gestão de topo. Um SGA permite a uma organização estabelecer uma política ambiental, estabelecer metas e objetivos ambientais e tomar medidas adequadas para melhorar o seu desempenho ambiental. O objetivo geral da ISO 14001 é promover a proteção ambiental e a prevenção da poluição, ao mesmo tempo que satisfaz as necessidades socioeconómicas.

A ISO 14001 constitui também a base para outros esquemas de certificação ambiental, como o Community Echogestion and Auditing Scheme (EMAS). Além disso, foi concebido para ser compatível com outras normas de sistemas de gestão, como a ISO 9001, permitindo às organizações integrar diferentes sistemas de gestão numa estrutura única e coesa.

Os benefícios da implementação de um Sistema de Gestão Ambiental de acordo com a ISO 14001 incluem:

  • Prevenção da poluição.
  • Redução dos impactos ambientais.
  • Melhor desempenho ambiental.
  • Economia de recursos e redução de custos.
  • Garantido o cumprimento da legislação.
  • Relações melhoradas com órgãos reguladores.
  • Aplicação de critérios ambientais a decisões, procedimentos e gestão de materiais.
  • Implementação de programas de prevenção de acidentes ambientais.
  • Imagem pública melhorada.
  • Maior sensibilização da equipa sobre questões ambientais.